sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ibama multa em R$ 10 mil empresa de Pedras de Fogo que capturou jaguatirica e vigilante que postou vídeo com execução de animal

Foram aplicadas duas multas, uma contra a empresa, pela captura do animal, e outra contra o vigilante
Imagem ilustrativa

Agentes ambientais federais da Superintendência do Ibama na Paraíba autuaram uma empresa avícola e um funcionário da empresa pela captura e abate de uma jaguatirica (Leopardus pardalis). O caso veio ao conhecimento do órgão ambiental por meio de um vídeo postado na internet no último dia 22.

 No vídeo, de seis minutos de duração, o animal, constante de lista oficial de ameaçados de extinção, aparece em uma gaiola, nas dependências da empresa, e é executado com dois tiros de espingarda por um vigilante que trabalha no empreendimento, localizado no município de Pedras de Fogo.

Foram aplicadas duas multas, uma contra a empresa, pela captura do animal, e outra contra o vigilante, por matar a jaguatirica. Como agravante, consta a divulgação na internet do vídeo mostrando o abate do felino.

As multas somaram 10 mil e, além de responderem administrativamente perante o Ibama, os autuados devem sofrer processo por crime ambiental na Justiça, cuja pena varia de nove meses a um anos e seis meses de detenção.

Fonte: Portal Correio