segunda-feira, 8 de abril de 2013

Servidores do Judiciário passarão por treinamento sobre rotinas de adiantamento de fundos; Pedras de Fogo incluída entre as unidades


A Gerência de Capacitação do Tribunal de Justiça da Paraíba vai promover treinamentos junto aos servidores dos Fóruns e das unidades administrativas sobre rotinas de adiantamentos de fundos. Em torno de 164 servidores das seis circunscrições passarão pela capacitação, que será ministrada pela gerente de Controle Interno do TJ, Maria do Carmo Moura.

De cada Fórum, participará do treinamento o gerente da unidade judicial e mais um outro servidor responsável por fazer as compras, segundo informou o gerente de Capacitação do Tribunal, Romero Gonçalves Cavalcanti. “Uma pessoa faz as compras e o gerente atesta  que as compras foram realizadas. Essas duas funções não podem se confundir numa pessoa só”, explicou.

O gerente Romero Gonçalves explicou também que o adiantamento de fundos é um procedimento que se faz  para se receber uma verba do Tribunal para utilização em pequenas despesas e posterior prestação de contas. “A gente vinha sentindo que algumas Comarcas estavam tendo dificuldades de como fazer esse procedimento. Os juízes vinham pedindo esse treinamento e a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, autorizou à Gerência para organizar e realizar esse treinamento”, relatou.

Romero Gonçalves adiantou que, juntamente com Carminha Moura, está preparando todo o material que vai ser utilizado nos treinamentos, que já estão programados para acontecer da próxima semana até o final de abril. Cada treinamento vai contar com 16 horas/aula, em dois dias.

De acordo com o calendário montado, o primeiro treinamento está marcado para acontecer em João Pessoa, nos dias 10 e 11 de abril, envolvendo 22 unidades: Corregedoria Geral de Justiça, ESMA, Gerencia de Apoio Operacional, Gerência de Material e Patrimônio, Fóruns Cível, Criminal e de Mangabeira, além das Comarcas de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Mamanguape, Alhandra, Caaporã, Cruz do Espírito Santo, Guirinhém, Itabaiana, Jacaraú, Lucena, Pedras de Fogo, Pilar, Rio Tinto e Sapé.

Nos dias 15 e 16, o treinamento será realizado na cidade de Sousa,  abrangendo a 4ª e 5ª Circunscrições, polarizadas por Sousa e Cajazeiras. Ou seja, além das comarcas das cidades sedes, devem participar servidores de Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Paulista, Pombal, São Bento, Uiraúna, São José de Piranhas, Conceição, São João do Rio do Peixe e Bonito de Santa Fé.

“Nós vamos realizar o treinamento nas cidades sedes de cinco circunscrições. A 5ª sede, que é Cajazeiras, vamos trazer para Sousa. Como é um número de comarcas menor, não justificaria a gente fazer um treinamento em cada cidade polo”, revelou Romero Cavalcanti.

O treinamento da 3ª Circunscrição, polarizada por Patos, vai acontecer nos dias 17 e 18. Vão ser atingidas as Comarcas de Patos, Água Branca, coremas, Itaporanga, Juazeirinho, Piancó, Princesa Isabel, Santana dos Garrotes, São Mamede, Santa Luzia, Taperoá e Teixeira.

Os servidores das 22 unidades que compõem a 2ª Circunscrição vão receber o treinamento nos dias 22 e 23. São as comarcas de Campina Grande (sede), Ingá, Aroeiras, Boqueirão, Cabaceiras, Queimadas, São João do Cariri, umbuzeiro, Esperança, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Barra de Santa Rosa, Cuité, Picuí, Pocinhos, Remígio, Soledade, Monteiro, Prata, Serra Branca e Sumé.
Por fim, o último treinamento será dado na 6ª Circunscrição, nos dias 24 e 25, atingindo Guarabira, Alagoinha, Arara, Araçagi, Araruna, Bananeiras, Belém, Caiçara, Cacimba de Dentro, Mari, Pilões, Pirpirituba, Serraria e Solânea.

Fonte: TJPB