quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Prefeito de Itambé é alvo de críticas nas redes sociais



O prefeito do Município de Itambé, Bruno Ribeiro, vem sido bastante criticado nas redes sociais. Além das demissões compulsórias, do "trabalhar por amor", que seria trabalhar por alguns meses sem receber o salário, recentemente, em uma reunião, foi estabelecido que o transporte público que irá levar os estudantes à Universidade Federal da Paraíba, será cobrado uma taxa de R$ 40,00. E quem não pagar, não utilizará o transporte.

Decisão bastante infeliz, pois a classe universitária, principalmente das universidades públicas, muitos sequer dispõem de uma renda fixa para suprir essa necessidade. Já que a prefeitura tem recursos para trazer bandas e grupos musicais de renome nacional como calipso, seria sensato a prefeitura arcar com essa despesa, sendo um gasto insignificante para a secretaria de finanças, comparados com os citados anteriormente.

Especula-se que a dívida contraída na campanha e as dívidas herdadas da última gestão, não tiveram o tempo necessário para serem sanadas. Porém esse foi um fato que pesou na imagem do prefeito, deixando transparecer a indiferença para com os estudantes. 

Em junho de 2013 a Presidente Dilma Rousseff sancionou no ultimo dia 06 de junho a Lei de nº12816/13, já publicada no Diário Oficial da União (DOU), que autoriza em seu artigo 5º o uso dos transportes públicos, antes destinados somente à educação básica, para o transporte de estudantes na zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação do próprio município.

Art. 5o A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Mesmo a lei não tendo sido regulamentada pelo Município, seria no mínimo uma questão de sensibilidade e bom senso, como já foi dito, a prefeitura arcar com essa despesa. Enquanto isso, os universitários de Itambé, especialmente os da UFPB, se mobilizam via rede social para debater e tentar achar uma solução para o problema.