quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pedrafoguense apresenta espetáculo 'A Rizada do Bangelo' em Alagoa Grande



A brincadeira do mamulengo ‘A Rizada do Banguelo’ vai tomar conta da feira livre de Alagoa Grande. É que no próximo sábado (24), o Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realiza a apresentação de cultura popular, em parceria com a prefeitura da cidade. A encenação gratuita faz parte da ação Teatro da Paraíba em Movimento e tem início às 10h.

Do mestre Pedro Luiz, do município de Pedras de Fogo, ‘A Rizada do Banguelo’, é uma forma de teatro de boneco popular denominada mamulengo/babau. Bonecos que falam, dançam, brigam e às vezes morrem. Esse brinquedo popular imprime, de maneira particular, a expressividade do cotidiano da região Nordeste. Pelas situação contadas, o público se reconhece em suas alegrias, tristezas e facetas, com os medos e a capacidade de acreditar no invisível, com seus tipos espertalhões e repressores, com a destruição de seus direitos e sua ambição por liberdade.

Nesse contexto, é revelado o Benedito, um arquétipo do brincalhão, esperto, satírico, que já sofreu na vida e agora subverte as situações a seu favor, que vai causando e criando situações vivenciadas dentro de um baile de forró. A trama gira em torno dessa figura central.

A apresentação em Alagoa Grande é organizada pela coordenação de artes cênicas da Funesc. A ação pretende promover a circulação de grupos paraibanos nos municípios do Estado. A próxima atividade do Teatro da Paraíba em Movimento será no dia 7 de junho, em Zabelê, com o espetáculo Circo Arlequim.


Fonte: Gov. Da Paraíba