sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Ideme e Prefeitura de Pedras de Fogo discutem parceria de apoio técnico


O superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), Otávio Mendonça, e o prefeito do município de Pedras de Fogo, Derivaldo Romão, se reuniram nesta semana, em João Pessoa, para discutir detalhes de uma parceria técnico-organizacional, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável do município, com repercussão para a região a curto, médio e longo prazo.

Durante o encontro, o prefeito Derivaldo Romão recebeu informações sobre os produtos e serviços desenvolvidos pelo Ideme, a exemplo do Plano Diretor, Cadastro Técnico Multifinalitário e a Planta Genérica de Valores – importantes instrumentos de gestão, que auxiliam no processo de modernização e fortalecimento da administração municipal.

“É importante saber que o Governo do Estado, por meio do Ideme, pode ajudar as Prefeituras a alcançar o desenvolvimento socioeconômico e promover a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou o prefeito Derivaldo Romão, após o superintendente Otávio Mendonça explicar que, além dos estudos técnicos, o Instituto também pode orientar os municípios no processo de gestão como um todo, indicando, por exemplo, quais as políticas públicas mais urgentes para a localidade.

De acordo com Otávio Mendonça, a partir dos levantamentos estatísticos do Ideme e de estudos deles decorrentes é possível apontar quais as áreas dos municípios estão carentes de atendimentos direcionados, seja na área de infraestrutura, saúde, segurança, educação e assistência social. “Podemos apontar quais locais do município em que determinadas políticas públicas são mais necessárias como construção de escolas, postos de saúde e de segurança”, esclareceu o superintendente.

O município de Pedras de Fogo tem um grande potencial industrial e agrícola que precisa ser fortalecido, o que demanda um planejamento prévio para orientar a gestão, pois o município integra o projeto de desenvolvimento econômico industrial do Governo do Estado. “Pedras de Fogo está entre os 31 municípios paraibanos cotados pela Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) para sediar indústrias que assinaram protocolos de intenção com o Governo do Estado para se instalar na região, no ano passado”, lembrou Otávio Mendonça.

A reunião entre o Ideme e a Prefeitura de Pedras de Fogo aconteceu na sede do instituto, e contou com a participação da consultora da Prefeitura, Márcia Charret, o secretáriode administração municipal, Sérgio; além do assessor de planejamento Ariosvaldo Aguiar e a gerente do Departamento de Administração e Finanças, Anna Carmem, que deverão tratar nos próximos dias dos detalhes da parceria que deve ser firmada ainda neste mês.

Fonte: Gov. da PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário